Material descartável é fundamental na colonterapia.

 Em respeito à saúde do paciente e à ética profissional

 Fadiga, estresse, insônia, depressão. Prisão de ventre, enxaqueca, intolerância alimentar. Definitivamente, a colonterapia é eficaz para prevenir e combater esses males e também para reduzir a ansiedade, a irritabilidade e o nervosismo. Mas a eficácia do tratamento fica comprometida e o paciente corre sérios riscos quando não se utiliza nos procedimentos, exclusivamente, material descartável, alerta a diretora da BioClin Colonterapia, Kátia Carneiro, fisioterapeuta com larga experiência na área.

Não se pode admitir a esterilização para a reutilização do material em outro paciente, pois estamos lidando com trilhões de bactérias. Por mais eficiente que a esterilização possa ser, a reutilização das cânulas nunca é recomendada. Evitar a contaminação é o princípio básico -, reitera Kátia. A desintoxicação completa do intestino grosso por intermédio do banho intestinal, fundamento da Colonterapia, requer cuidados especiais. Água corrente filtrada, ozonizada, e utilização de tecnologia avançada, com aparelho de precisão que controla temperatura e pressão, permitem a irrigação do cólon e a eliminação dos resíduos de maneira higiênica, inodora e indolor, explica a fisioterapeuta. “São procedimentos padrão adotados na BioClin”.

A reeducação alimentar integra o tratamento, que também objetiva a reposição da flora intestinal. O método é seguro e não leva à dependência se realizado de acordo com as recomendações, que incluem:

- Profissional treinado e qualificado

- Uso de material descartável

- Equipamento testado e aprovado.

A avaliação do paciente e a prescrição para o preparo do cólon fazem        parte da consulta inicial, primeiro passo que a BioClin utiliza para a definição do número ideal de sessões, que podem variar de cinco a dez, conforme o caso, afirma a fisioterapeuta.

Grande parte das defesas imunológicas de qualquer pessoa, alguns hormônios e neurotransmissores são fabricados nos intestinos, conforme revelam pesquisas recentes. E 80% da serotonina, o neurotransmissor da alegria, são produzidos pelos intestinos, que têm relação estreita com o humor, a disposição, a vitalidade e, conseqüentemente, com a alegria. “Nas pessoas que sofrem de depressão, a produção de serotonina é baixa”, atesta Kátia.

   Como se sabe, a má alimentação, o estresse, a prisão de ventre provocam o desequilíbrio da flora intestinal. Em consequência, a produção de serotonina diminui de forma significativa e acarreta o crescimento de radicais livres no intestino. Isso leva a doenças crônicas, envelhecimento precoce, aumento de peso.

“Nesses casos, a colonterapia é o procedimento indicado. É comum as pessoas reclamarem de distúrbios intestinais. Uma em cada cinco sofre de algum tipo de distúrbio ao longo da vida”, ressalta a fisioterapeuta. “Mas estamos condicionados a manter segredo sobre qualquer preocupação de saúde relacionada aos intestinos”.

Os benefícios comprovados da colonterapia para a saúde não podem, no entanto, serem expostos aos riscos de contaminação, com a reutilização de material esterilizado nos procedimentos. “Isso, a BioClin definitivamente não faz. Só usamos material exclusivamente descartável. Em respeito à saúde do paciente e à ética profissional,” conclui Kátia Carneiro.

Visite o site www.colonclin.com.br

(61) 3349.5097 – 8558.1574